Home » Pastor Henrique Koch

Pastor Henrique Koch

Pr Henrique Koch nasceu no dia 28 de julho em 1888 na Áustria. Com dez anos de idade veio com seus pais e irmãos ao Brasil. Primeiramente trabalharam numa fazenda de café no estado de São Paulo. Mais tarde se mudaram para o estado do Rio Grande do Sul, fixando residência na Linha República, município de Santa Rosa, RS. Adentrando em meio à mata fechada encontraram enormes dificuldades. Seu pai faleceu vitima de uma arvore, quando derrubava mato.

Contraiu núpcias com Margarida Dermer, nascida no dia 6 de agosto de 1889 na Hungria. Deus lhes concedeu a benção de uma filha Elisabeth, casada com Bernardo Tietz. Adotaram mais uma filha Clací aos três anos de idade, casada com Paulo Kelm. No dia 27 de agosto de 1911 ambos foram batizados segundo sua própria confissão de fé.

Ao saber da vinda do missionário Erik Jansson em 1912 para atender imigrantes suecos na Colônia Guarani, Henrique e mais um grupo de irmãos que eram crentes novos e fervorosos procuraram o missionário Erik e prontamente foram atendidos. Desde então visitava mensalmente os irmãos que realizaram os cultos nas casas. Assim iniciou o Trabalho Batista Independente entre os descendentes de alemães, que hoje é a CIBILA.

Desde a sua conversão sentiu um chamado para o ministério, tornando se evangelista. Como dominava bem a língua Portuguesa, não somente evangelizava os alemães, mas também os brasileiros. Acompanhava os missionários Erik Jansson e Alfredo Winderlich em suas viagens missionárias. Foi um excelente cooperador neste vasto campo de Missões. Realizou cultos em Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa, na Linha Cascata, na costa do Uruguai, e Porto Lucena. Na Igreja em Linha Cascata que foi organizada em 1917 serviu por um tempo como Pastor.

Em 1933 foi ordenado ao Santo Ministério da Palavra. Morava em Linha Dr Pederneiras e assumiu o pastorado de duas Igrejas, a Igreja Batista Independente Betél de Linha Dr Pederneiras com sua congregação em Linha Oito de Agosto e a Igreja Batista Independente de Linha Timbauva. Para atender todo este trabalho viajava de carroça, a cavalo e a pé. Durante muitos anos com dedicação atendia estas igrejas.

Em 1952 participou da organização da Convenção das Igrejas Evangélicas Batistas Independentes do Brasil em Ijuí, RS. Na ocasião pediu um obreiro para o novo trabalho que havia iniciado em Santa Rosa, RS. A Convenção atendeu este pedido enviando neste mesmo ano o casal de Missionários Alcides e Annie Orrigo, para Santa Rosa, tornando se o primeiro campo de Missões da CIBI. Através da eficiente colaboração do Pr Henrique Koch e das Igrejas da região, foi adquirido um prédio de alvenaria. Em 14 de dezembro de 1952, deu-se a inauguração e consagração do templo.

No ano de 1958 foi substituído pelo Missionário Heinz Voss vindo da Alemanha. Mas continuou seu trabalho ao lado do jovem missionário.

Pr Henrique Koch vivia como pregava. Era conhecido como Pastor dedicado ao trabalho da igreja. Era homem responsável, sério, honesto e sempre alegre. Sua casa estava aberta para receber hospedes e principalmente para os missionários. Pregava a Palavra com poder e convicção e todos gostavam de ouvi-lo.

No dia 18 de agosto de 1965 aos 77 anos o Senhor em sua infinita graça o chamou para o lar celestial em Linha Dr Pederneiras, RS. Sua esposa Margarida faleceu em 1976 aos 87 anos. Ambos foram sepultados no cemitério da Igreja Batista Independente em Linha Dr Pederneiras, RS.

</div>