Home » Pastor Ernesto Gerstberger

Pastor Ernesto Gerstberger

Nasceu no dia 16 de julho de 1897 em Hilersdorf, na Áustria. Em 1914 teve inicio a primeira guerra mundial e 1915 aos 18 anos foi convocado para servir no Exercito. No mesmo ano foi enviado para combater na fronteira da Rússia. Depois de três anos de combates em 1918 terminou a guerra e ele foi dispensado do Exercito. Morreram 10 milhões de pessoas e 30 milhões ficaram feridos, mas ele nada sofreu.

No dia 4 de fevereiro de 1919 contraiu núpcias com Paula Szymkowski em Chelm na Polônia. Nascida no dia 28 de dezembro de de 1900 em Krozin Powiat, Chelm – Polônia. Este casamento teve a benção de 12 filhos, sendo que 5 faleceram na infância e 7 cresceram e constituíram família.

No dia 15 de maio de 1923 ele se converteu e no dia 1 de agosto neste mesmo ano foi batizado pelo Pr Herbert Schmidt de Danzig e acrescentado a igreja em Szystow, na região de Chelm. Logo após a sua conversão sentiu a chamada para o Ministério. Sua esposa foi batizada em 1924 pelo Pastor Riske.

No dia 7 de agosto de 1930 chegou com sua esposa e dois filhos ao Brasil, fixando residência em Ramada no município de Ijuí – RS, onde assumiu o trabalho de uma Igreja Batista. Três meses após a sua chegada realizou o primeiro batismo. Porem sentiu que ali não e o lugar onde o Senhor queria lhe usar em sua Obra.

Andou a pé até Novo Machado, na época no município de Santa Rosa, RS. La encontrou um grupo de irmãos e logo sentiu que ali é o lugar que o Senhor o enviava. Comprou terra e mudou-se em 1931 para Novo Machado. No dia 27 de dezembro no mesmo ano missionário Alfredo Winderlich organizou a Igreja Batista Zoar com 35 membros e Pr Ernesto Gerstberger foi empossado como o primeiro pastor da Igreja.

Depois de 30 anos de Ministério naquela igreja foi substituído pelo jovem Pastor José Lima e assumiu o pastorado da Igreja Batista Independente de Nova Santa Rosa, PR. Durante seu ministério nesta igreja foram organizadas as congregações de Planalto do Oeste e Vila Cristal, que mais tarde foram organizadas em igreja..

No ano de 1967 aos 70 anos aposentou-se, mas não demorou muito quando em 1969 atendeu convite da Igreja Batista Betél de Linha Dr Pederneiras, RS servindo a igreja até o ano de 1971. No dia 18 de julho assumiu pela segunda vez a igreja Batista Zoar em Novo Machado, RS, servindo até dezembro de 1973. Seu substituto foi Pr Doriano Schulz.

Final de dezembro de 1973 sofreu derrame cerebral, e com pouca chance de se recuperar voltou para morar com seu Filho em Nova Santa Rosa, PR. Pela graça de Deus sua saúde foi restaurada e logo no ano de 1974 assumiu o pastorado da igreja Batista Independente de Planalto do Oeste. Em fevereiro de 1976 foi substituído pelo jovem Pastor Vilson Wutzke.

No dia 16 de novembro de 1975 faleceu sua esposa irmã Paula. Seu passamento ocorreu quando a igreja de Nova Santa Rosa se reunia para o lançamento da pedra fundamental do seu novo templo naquele dia à tarde. O departamento Feminino, com as demais igrejas da região, tinham se reunido e esperavam a irmã Paula que iria participar no programa. Mas foi acometida por um mal súbito e faleceu no hospital para onde fora transportada. Irmã Paula sempre estava ao lado de seu marido, sendo uma boa auxiliadora em seu ministério. Mas mesmo assim Pr Ernesto não desanimou e não se cansava, pois no dia 1 de janeiro de 1976 assumiu o pastorado da igreja em Linha Arapongas. Em 1978 foi substituído pelo Pr Aldino Wutzke.

Mais tarde serviu a Igreja de Nova Santa Rosa como Pastor interino e aos 82 anos entregou o pastorado da Igreja ao Pastor Valdi Schmidt.

Durante 20 anos exerceu o cargo de presidente do Departamento das igrejas de Língua Alemã e 27 anos como líder dos jovens do setor regional no estado do Rio Grande do Sul.

Pastor Ernesto Gerstberger foi um grande conselheiro e amigo para os jovens pastores quando iniciaram seu ministério.

Agradou ao Senhor no dia 5 de fevereiro de 1992 chamar seu servo aos 94 anos para o lar celestial.

Agradecemos ao Senhor pela vida e ministério do Pastor Ernesto Gerstberger, que foi um grande batalhador na Obra do Senhor.

No dia 22 de setembro de 1999 o Prefeito Municipal de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná, Daniel Wutzke baixou decreto lei denominando uma das artérias daquela cidade de Rua Pastor Ernesto Gerstberger. Constitui o ato uma justa homenagem ao Pastor Ernesto Gerstberger, que por longo período cerca de 45 anos exerceu seu ministério com muita dedicação e esforço entre as igrejas da CIBILA.

</div>