Home » Missionário Heinz Voss

Missionário Heinz Voss

Heinz Voss, nascido em Lütjenburg no Norte da Alemanha aos 17 de fevereiro de 1933. Converteu-se ao Senhor, e a seguir em 1948 foi batizado nas águas junto à igreja Batista de Kiel. Antes de ingressar no Seminário, cursou a escola técnica na área de marcenaria, decoração e arquitetura interna (uma arquitetura exclusivamente para o interior das residências). Sentindo se chamado por Deus para o Ministério da Palavra, ingressou no Seminário – Escola Teológica Batista de Hamburgo, em Hamburgo – onde permaneceu por quatro anos. Nesse tempo enquanto estudava, assumiu o pastorado de uma Igreja Batista em Hamburgo, uma igreja semelhante aos Batistas Independentes e era integrante de um movimento evangélico surgido pós a guerra. Foi nessa igreja que conheceu o jovem Gerhard Rosenbaum, que mais tarde foi missionário no Brasil e Paraguai.

A Missão de Örebro, Suécia estava interessada num missionário que falasse alemão a fim de encaminhá-lo ao Brasil para trabalhar entre igrejas de descendentes alemães. A Missão de Örebro dirigiu-se ao Seminário Teológico Batista em Hamburgo pedindo um missionário, surgindo daí os primeiros contatos para que o jovem Voss viesse ao Brasil. No dia 10 de agosto de 1957, Heinz Voss e Dorotéia Holz, também alemã, se casaram e em fevereiro de 1958 vieram ao Brasil, onde foram trabalhar na Igreja Batista Independente em Linha Dr Pederneiras e Oito de Agosto, município de Giruá, RS. Nessa igreja trabalhou durante seis anos. Segundo suas palavras; dadas as circunstancias naquela época foi pastor, agricultor, construtor, médico e dentista. Durante este período nasceram três filhos: Cornélia, Edgar e Thomas. Mais tarde em Porto Alegre nasceu mais uma filha, Ângela.

Em 1966 passou a trabalhar como missionário regional indo morar em Porto Alegre. Entre os anos 1968 e 1969 passou a trabalhar mais diretamente com as Obras Beneficentes de Esteio chegando a ser diretor da Sociedade Beneficente Evangélica Betel de Esteio. Juntamente com o Pr Pedro Vargas foi o criador da equipe “Tempo para Cristo”, com grande sucesso na época. Entre seus muitos trabalhos constam a gravação, juntamente com o Pastor Jose Lima e Gerhard Rosenbaum, do LP “Vozes da Salvação”. Este trio realizou um abençoado trabalho nas igrejas, através do louvor e pregação da Palavra, e todos gostavam. Também com sua esposa Dorotéia serviu as igrejas com belos hinos de louvores.

O irmão Voss foi um perfeito idealizador e animador do trabalho entre a juventude. Ele, munido da graça de Deus dirigia o louvor nos congressos e acampamentos de jovens. Em todas as igrejas que visitava houve muito louvor. Nas convenções da CIBILA dirigia com muito entusiasmo e alegria o louvor, conseguindo a participação de todos que com muita alegria louvavam ao Senhor.

Musicista por excelência entregou-se de corpo e alma às tarefas que lhe foram confiadas visando sempre perfeição do que concerne o reino de Deus.

No dia 14 de fevereiro de 1983 aos 50 anos sua vida foi ceifada por um acidente automobilístico. Seu corpo foi enterrado num cemitério em Porto Alegre, RS.

Agradecemos ao Senhor pela vida de seu servo e o trabalho que realizou no Brasil.

Pr Vilson Wutzke

</div>