Home » Quem Somos

Quem Somos

A Convenção das Igrejas Batistas Independentes de Língua Alemã (CIBILA) é uma Convenção Regional, filiada a Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI). Fundada no dia 13 de janeiro de 1989, em Linha Dr Pederneiras, município de Cândido Godoi, RS.

Os Batistas Independentes no Brasil são originários da Missão de Örebro-Suécia. Fundada por John Ongman (que viveu de 1845 a 1931) em 1892, com a finalidade de despertar um maior interesse por missões transculturais.

Em 1911 um membro da colônia sueca instalada na Vila Guarani, (hoje Guarani das Missões) interior do Rio Grande do Sul, escreve uma carta solicitando um missionário. Esta move o coração de John Ongman, presidente da Missão, sendo então enviado o missionário Erik Jansson, o qual desembarca em Porto Alegre em 15 de junho de 1912 e ali permanece por algum tempo. A 12 de setembro desse mesmo ano chega à Vila Guarani, sendo saudado por um grande número de imigrantes suecos.

Não muito distante da Vila Guarani encontram-se imigrantes alemães vindos da Europa. Entre eles um grupo de irmãos convertidos, que precisam de atendimento. Ao saber da vinda de um missionário sueco o procuram e são atendidos. Erik Jansson passa a visitar os imigrantes alemães, batiza convertidos a cada mês, organiza igrejas e congregações, que se ligam a Convenção Evangélica Batista Sul-Rio-Grandense fundada em 1919. Em 1939 as primeiras igrejas começam a realizar suas Assembléias anuais, no idioma que trazem de além-mar: o alemão. Em 1958 o trabalho Batista Independente chega ao estado do Paraná, se espalha e varias igrejas são organizadas.

Em 1952, na cidade de Ijuí-RS, é fundada a Convenção das Igrejas Evangélicas Batistas Independentes do Brasil, com o objetivo de expandir a obra missionária no Brasil, tendo em vista que já haviam trabalhos missionários em São Paulo, Sorocaba e Jundiaí, liderados pelos missionários: Alfredo Winderlich, John Waldemar Sjöberg, Olavo Berg e também da missionária Ester Danielsson. O primeiro presidente da Convenção foi o pastor Pedro Falcão. Nesta ocasião é enviado pela recém organizada convenção, o primeiro casal de missionários, Alcides e Annie Orrigo, para a cidade de Santa Rosa. Em 1966, também na cidade de Ijuí, a Convenção teve seu nome alterado para: CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES, que permanece até hoje.

Com a organização da Convenção das Igrejas Batistas Independentes em 1952, frentes missionárias foram abertas em quase todos os estados da federação. Além disso, o trabalho se expandiu para o Paraguai, Peru e Portugal.

A partir de 1988 foram organizadas as Convenções Regionais. Através delas são atendidas as necessidades de cada região. No dia 13 de janeiro de 1989 fora organizada a Convenção das Igrejas Batistas Independentes de Língua Alemã (CIBILA) com igrejas no Rio Grande do Sul e Paraná. Desde então se sentiu uma responsabilidade maior com o objetivo de expandir a obra missionária. Foram abertas frentes missionárias e hoje temos igrejas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.

Pr. Vilson Wutzke

</div>